Quinta, 16 de Setembro de 2021 16:25
93991395136
Região Xingu Trânsito

Uruará: Detran amplia serviço de comunicação de venda de veículos em cartório

Cartório de Medicilândia também oferece o serviço

24/08/2021 09h42
302
Por: Joabe Reis Fonte: Da Redação
Uruará: Detran amplia serviço de comunicação de venda de veículos em cartório

O serviço que possibilita mais praticidade aos usuários que estão em processo de venda de veículo, a comunicação de venda é oferecida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em parceria com o Colégio Notarial do Brasil e Tribunal de Justiça do Estado (TJPA). Com a adesão de novos cartórios, já são 18 municípios do Pará que contam com essa facilidade para os motoristas.

Barcarena, Breves, Capitão Poço, Castanhal, Santa Izabel, São Domingos do Capim, Eldorado dos Carajás, Marabá, Medicilândia, Uruará, Santarém, Parauapebas, Curionópolis e Canaã dos Carajás são as novas localidades que ganharam cartórios que possuem o serviço. A adesão dos cartórios é de forma voluntária. Cabe ressaltar que alguns cartórios ainda estão em fase de adequação ao sistema.

O comunicado de venda veicular é um processo obrigatório, uma vez que vendedor e comprador do veículo que se pretende vender precisam reconhecer suas assinaturas em cartório. Mediante isto, os cartórios autorizados farão a comunicação de venda eletrônica, totalmente digital, onde o próprio cartório envia para o Detran o documento digitalizado, em um processo de lisura assegurado pela validação biométrica do responsável pelo cartório. A modalidade presencial da transferência, onde o vendedor precisa se deslocar até o Detran num prazo de 30 dias após a venda, ainda é válida.

A informação fica disponível automaticamente no sistema do órgão e de todos os demais que têm acesso a ele para seus devidos fins, como a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e Polícia Civil. O diretor geral do Detran, Marcelo Guedes comemora os esforços para estender o serviço para outros municípios do Estado. "Estamos cumprindo a nossa expectativa de ampliar esse serviço tão necessário, agora em mais municípios do Estado, e dessa forma garantir o atendimento para quem procura a comunicação de venda", afirma.

Em Uruará o cartório de Único Ofício – 722, em Medicilândia o cartório de Único Ofício – 490 e em Santarém o cartório do Bairro Da Prainha – 1372, oferecem o serviço.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias