Sexta, 15 de Outubro de 2021
28°

Pancada de chuva

Uruará - PA

Política Previdência social

Publicada portaria para funcionamento do INSS em Uruará e Monte Alegre

As agências passam a funcionar plenamente após pedido do deputado Eraldo Pimenta

07/10/2021 às 15h25 Atualizada em 07/10/2021 às 15h52
Por: Joabe Reis Fonte: Gazeta Real
Compartilhe:
Publicada portaria para funcionamento do INSS em Uruará e Monte Alegre

A agência da previdência social (INSS) de Uruará (PA) e também a de Monte Alegre (PA) passam a funcionar plenamente, realizando todos os tipos de atendimentos pertinentes a uma agência do órgão, isso porque foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 07, a Portaria nº 1353 de 27/09/2021, que traz a codificação das agências do INSS nos dois municípios.

A codificação das duas agências foi possível após o Deputado Estadual, Eraldo Pimenta (MDB), no início de 2021, encaminhar requerimento solicitando a gerência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Santarém (PA), a codificação das Agências em Monte Alegre/PA e Uruará/PA.

É motivo de muita alegria hoje saber que o INSS emitiu a portaria para que se torne realidade a atuação do INSS no município de Uruará e Monte Alegre, essa conquista que é nossa. Uruará agora será polo, ou seja, não é mais necessário a pessoa ter que ir para Altamira ou para Santarém ou Belém em busca de atendimento previdenciário. Esta agência de Uruará foi adquirida ainda no meu mandato entre 2010 e 2011, quando conseguimos promover a licitação da obra. E mesmo estando funcionando desde agosto de 2019 ela ainda não era uma agência efetiva, nem estava credenciada para prestar atendimentos, não resolvia problemas, e agora com a publicação da portaria mudou-se isso, já é realmente uma agência do INSS”, disse Eraldo Pimenta.

Com o funcionamento pleno, a agência do INSS em Uruará, assim como a de Monte Alegre, terá atendimento ampliado e deixará de ser apenas um posto de atendimento para ser de fato uma Agência do órgão, fazendo atendimentos locais inclusive com realização de perícia.

Foi com muita alegria que a gerência do INSS aqui em Santarém recebeu hoje a notícia da publicação da portaria da presidência do órgão que traz a codificação das agências em Uruará e em Monte Alegre. A codificação na prática significa que essas agências passarão a funcionar plenamente. A de Uruará estava funcionando desde agosto de 2019 sem conseguir oferecer todos os serviços. A partir de agora nós conseguiremos oferecer todos os serviços que uma agência normalmente oferece. Mas faço aqui uma observação, é que todo o atendimento ele se dá a partir de agendamento, então para ser atendido na agência é necessário que se faça um agendamento prévio, até em razão da pandemia. É possível fazer isso pelo Meu INSS (aplicativo), e existindo alguma dúvida o segurado pode ligar para o nosso telefono 135 e lá nós temos uma equipe de atendimento que pode esclarecer”, destacou o gerente-executivo do INSS em Santarém, Francinei Almeida da Silva.

A vereadora Maria Pereira de Macêdo, a Marinete (MDB) do município de Monte Alegre comentou sobre a publicação da portaria referindo-se com gratidão ao deputado Eraldo Pimenta. “Deputado Eraldo Pimenta, em nome dos montealegrenses eu quero lhe agradecer pela sua luta, para que a gente reabrisse aqui o nosso INSS e o senhor não mediu esforços, se engajou e hoje estamos vendo o resultado e eu tenho certeza que a reabertura da agência vai ser de grande utilidade para os nossos munícipes que antes precisavam se deslocar até Santarém e a partir de agora terão agência funcionando bem perto de suas casas. E eu quero lhe agradecer imensamente”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias