Sexta, 03 de Dezembro de 2021
27°

Pancada de chuva

Uruará - PA

Região Xingu Cacau de qualidade

2 produtores de cacau representaram Uruará em final de concurso nacional

Teve vencedor do município de Medicilândia

23/11/2021 às 10h23 Atualizada em 24/11/2021 às 10h59
Por: Joabe Reis Fonte: Gazeta Real
Compartilhe:
2 produtores de cacau representaram Uruará em final de concurso nacional

O cacau do município de Uruará (PA) esteve representado no III Concurso Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade - por 2 produtores que participaram da grande final realizada nessa segunda-feira (22), no Resort Cana Brava, em Ilhéus, no estado da Bahia. Os cacauicultores do município são, Raimundo Silva, na categoria Blend e Gilmar Batista de Souza, na categoria Varietal. Também estiveram na final cacauicultores dos municípios de Medicilândia, Novo Repartimento e Brasil Novo.

O Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial recebeu 94 amostras (66 blends e 28 varietais). Foram realizadas análises físico-químicas, sensorial de amêndoas de cacau não torradas e averiguação inicial dos questionários respondidos. Foram classificados 22 produtores.

Apesar da alta qualidade do cacau uruaraense, os dois finalistas do município não conseguiram figurar entre as três melhores amostras, mas ficaram entre as 10 melhores do país em suas categorias.

Fomos selecionados entre as 10 melhores amostras de cacau do Brasil. É de grande relevância que a nossa região e em especial o nosso município de Uruará esteja participando desse concurso nacional para mostrar a importância da cacauicultura na região da Transamazônica. Mostrar que os produtores estão preocupados em produzir amêndoas de cacau de qualidade e que estão produzindo com responsabilidade social e ambiental. Parabenizo aos ganhadores do concurso e foi muito bom estar aqui participando”, pontuou Raimundo Silva, que tem sua lavoura de cacau no travessão km 170 norte e também é vereador do município de Uruará.

                                 Raimundo Silva e Gilmar Batista

É muito gratificante participar de evento desse nível, aonde a gente pode estar divulgando a nossa região, divulgando os nossos produtos. E independente de quem ganha, acho que a importância é a divulgação do produto, mostrar a capacidade de produção que a nossa região tem e também a qualidade da amêndoa que é produzida no município. Vamos produzir, cada vez mais com qualidade, o futuro é esse. E a gente tem é que incentivar outras pessoas a produzir cacau de qualidade, a estarem participando de concursos, buscando sempre a melhoria. Eu acho que o diferencial para um produtor é produzir e saber que o seu produto é de qualidade, isso é muito importante”, destacou Gilmar Batista de Souza que tem sua lavoura cacaueira no travessão km 130 norte.

Na categoria Blend o vencedor foi Robson Brogni de Medicilândia (PA), o 2º lugar ficou com Hélia Félix de Moura de Medicilândia (PA) e o 3º lugar José Renato Preuss de Brasil Novo (PA).

Na categoria “Varietal" os vencedores foram: 1º lugar Claudia Sá de Itabuna (BA), 2º lugar VJ Fruticultura de Igrapiúna (BA) e 3º lugar Mauro Celso Tauffer de Buritis (RO).

Parabéns aos produtores, Gilmar Batista de Souza (Uruará) e Raimundo Silva pela decisão de participar do concurso e representar muito bem o município de Uruará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uruará - PA
Uruará - PA
Sobre o município Cidade de Uruará, é uma cidade da Região do Xingu, no sudoeste do Pará, que tem como forte da economia o cacau e a pecuária. O município conta com grandes atrativos turíscos da natureza, como rios, cavernas, trilhas e floresta amazônica.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias